Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Barra Talasso financia restauro de “Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo”

A empresa Barra Talasso, S.A., promotora do novo centro de talassoterapia em construção na Nazaré, estabeleceu um protocolo com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para o restauro do documentário “Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo”, de 1929, realizado por Leitão de Barros.
A obra restaurada foi exibida no passado dia 14 de novembro de 2011, integrada no ciclo “Abrir os Cofres – Imagens de Portugal”, organizada em colaboração com a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal.
O apoio mecenático ao restauro de “Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo” por parte da Barra Talasso insere-se na sua missão de promoção e valorização do património cultural da Nazaré. Algo a que não é alheio o próprio objeto da empresa que, através do novo centro de talassoterapia, pretende recuperar a tradição dos antigos “banhos quentes salgados”. «Temos muita honra em associar-nos à Cinemateca Portuguesa para assegurar a preservação de um documento que permite compreender a importância da Nazaré enquanto destino turístico», afirma Tânia Silva, membro do conselho de administração da Barra Talasso S.A.
A diretora da Cinemateca Portuguesa, Maria João Seixas, assinala com «satisfação e profundo agradecimento» o apoio da empresa ao restauro da obra de Leitão de Barros, que diz ser «um dos mais antigos filmes de promoção turística no nosso arquivo». «Reconhecemos o relevante contributo da Barra Talasso em prol da salvaguarda do património fílmico português, que permitirá assinalar a sua participação nas Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal», salienta ainda Maria João Seixas.
Segundo Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo, «começam a estar cumpridos os dois principais objectivos da Comissão Nacional, na parceria com a Cinemateca, os quais passam pela presença de filmes antigos e inéditos nas nossas exposições e no ciclo em curso, bem como, também, no envolvimento de outros parceiros na salvaguarda e restauro deste património. É mais uma conquista destas comemorações e um sinal muito importante da iniciativa privada junto da memória colectiva portuguesa, que a todos pertence, aliás tal como o turismo», conclui Jorge Mangorrinha.
“Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo” (na versão original) foi rodado em 1927 e estreou em janeiro de 1929. Realizado por Leitão de Barros, com fotografia de Artur Costa Macedo e assistência de realização de António Lopes Ribeiro, o documentário é considerado uma das maiores referências do cinema português, evidenciando fortes influências do cinema de vanguarda da época [1].
O documentário “Nazaré, Praia de Pescadores” tem 14 minutos de duração.

[1] Quico, Célia (Blogue “Nazaré Vista à Lupa: A presença da Nazaré no Cinema Português”)

Sem comentários: